segunda-feira, 2 de novembro de 2009


Gírias: O cotidiano das pessoas


A cada ano que se passa utilizamos uma nova linguagem mais rápida, "as gírias", que vem facilitando nossa comunicação e dificultando a cada dia a lingua portuguesa.As gírias variam entre países, estados e grupos sociais como dos fãs de rap ( atrás da muralha: presidiários, baú : ônibus, bisteca: mulher bonita, dar na pipa: trabalhar), dos carteiros ( a lamba dói: a sacola está muito pesada, amarelinho: uniforme de carteito, estar baba: ter pouco serviço), também tem muitos outros grupos sociais não citados acima como as academias, presídio, grupos musicais, médicos e esportistas.


Alguns exemplos de gírias mais usadas atualmente entre jovens são: mano, parada, cara, brother, tá tirando, dá hora, tá ligado, dedo duro, e aí, etc.Hoje quando jovens vão conversar com seus país ou com pessoas que são mais velhas, ficam "por fora", sem saber sobre o que eles estão falando.


Na escola quando os professores pedem uma produção de texto, podem encontrar várias gírias no texto, pois o jovens estão tão acostumados que nem conseguem perceber o uso dessa nova linguagem .


Nós devemos ter uma atenção maior ao escrever e principalmente na hora de entrevista de emprego, pois voçê será avaliado não só pela aparência como também pela boa influência verbal. A falta dessa atenção pode prejudicar ou causar a perda da vaga de emprego no mercado de trabalh0.


Nenhum comentário:

Postar um comentário