quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Tecnologia, um "Mal" necessário



A tecnologia é algo que todos nós temos conhecimento e acesso. Isso através de televisão, rádio, internet e outras coisas mais, que a cada dia tornam-se indipensáveis no nosso cotidiano. Tudo o que fazemos está relacionado ao uso de aparelhos eletrônicos.
As informações têm circulado cada vez mais rápido, a comunicação tem abrangido pessoas no mundo inteiro e o mercado de trabalho de mercado tem exigido do homem conhecimento e domínio sobre a máquina. Esses são alguns dos resultados que a globalização tem trazido aos seres humanos.
No entanto, a praticidade e comodidae oferecidas por esse avanço têm gerado sedentarismo, obesidade e vício em milhares de jovens e adolescentes em todo o mundo. Deixar de comer na hora certa, problemas de relacionamento, forte desejo de acesso à internet, dormir tarde, várias horas em frente a aparelhos eletrônicos e mudança na rotina diária por causa de jogos, filmes, novelas, sites ou músicas são algumas das situações mais comuns na vida de diversas pessoas, começando pelos adolescentes. O reflexo de hábitos como esses está na vida escolar e profissional dos alunos que hoje se mostram dependentes e movidos pela tecnologia.
Atualmente, a falta de atenção, o desinteresse e o pouco rendimento escolar podem ser consequências do uso inadequado ou excessivo de aparelhos tecnológicos na sala de aula. Usar celular e fone de ouvido em momentos impróprios na escola têm se tornado prática cotidiana dos adolescentes, que, por estarem acostumados ao seu uso, já nem o percebe mais.
Mas o que fazer para conter esse costume? É realmente necessária a proibição geral de aparelhos eletrônicos na escola? Essas são algumas das questões a serem pensadas por jovens e adolescentes que fazem uso excessivo da tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário