quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A juventude na atualidade





Os tempos mudaram, e com ele também a nova geração que vem se tornando cada vez mais alienada.



Atualmente, a juventude vem sofrendo grandes alterações, não só devido às mudanças sociais e políticas, mas também no meio cultura. De acordo com pesquisas realizadas pelo grupo, acontecimentos ocorridos na década de 70 caracterizados pela rebeldia jovem, influenciaram no comportamento da atual geração. Ocorreram diversos protestos, e greves nas universidades, além de passeatas relâmpagos, todas exigindo a derrubada da ditadura e o direito de liberdade. Desde então, uma nova geração de jovens surgem e rompe definitivamente as barreiras da repressão.

Entretanto, com o direito de liberdade garantido surgiu também a curiosidade de experimentar algo novo, explicando assim os altos índices envolvimento com drogas e a sexualidade precoce.

Os adolescentes de hoje são diariamente orientados sobre sexo através dos meios de comunicações, diálogos aberto com o pais, ( de acordo com dados de uma pesquisa realizada com alguns estudantes) aulas de educação sexual na escola etc. Porém, a falta, de maturidade faz que essas informações não sejam colocadas em prática, e o que se observa na vida sexual do jovem, é que aquela liberdade saudável que se buscava na década de 60 já no pertence mais ao nosso cotidiano.

Segundo o psicólogo Mauricio Torselli, do instituto Kaplan, em depoimento à revista VEJA, o sexo deve ser um ato maduro e consciente. " Sexo não é śo uma questão de informação, mas também de maturidade" afirma o especialista. Dados coletados em pesquisa realizads pelo IBGE apontam que no Brasil há mais de meio milhão de jovens grávidas, no qual os números só ficam atrás de acidentes de trânsitos e homicídios.

Para os jovens, atualmente, os momentos de transição da infância para a adolescência dificultam a capacidade de se adaptar ao mundo repleto de perigos e transformações socioeconômicas e políticas, tornando-os alienados e os impedindo de sair imunes das mudanças comportamentais impostas pela sociedade em que vivemos. Se antes, lutavam pela liberdade, hoje pedem uma vida digna com limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário