quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Grade Curricular



A grade curricular é uma divisão de matérias determinada por áreas especificas (Humanas Exatas e Biológicas). Esta foi instituída a partir de 2006 e, foi aderida inicialmente pelas escolas referencia e gradativamente o Estado vem Aderindo. A reformulação da Grade Curricular do Ensino Médio tem como objetivo facilitar tanto estudantes na capacitação de uma área especifica para o mercado de trabalho quanto docentes no aprendizado. Segunda a diretora da E.E. Nossa Senhora do Carmo, Maria Angélica “a proposta é importante, pois, o projeto propõe impulsionar uma democracia Social e Cultural para responder a desafios impostos por processos Globais, que tem excluído da vida econômica os trabalhadores não qualificados, devido à má formação educacional”.
Outro fator apresentado para a mudança na Grade curricular é motivação do aluno a se qualificar em uma área especifica de profissão, conforme sua aptidão, de modo que as aulas tenham maior significado para ele.
Ex.: Um aluno que se interessa pela área de Engenharia Civil certamente escolhera estudar na Grade Ciências Exatas. Por outro lado, um aluno que queira ser um Agente de Serviço Social escolherá Ciências Humanas, desse modo preparar-se-á melhor para o Mercado de Trabalho. No entanto, a mudança da grade, apresenta como fato da exclusão de algumas matérias um problema para os alunos de escolas Estaduais, pois, visto que provas seletivas fora da escola não seguem a nova grade, esse déficit de matérias, pode se tornar um maior gasto para o aluno com pré-vestibulares e/ ou aprofundamento. Visto que os alunos são de escola pública, este gasto talvez não seja possível para a maioria destes.
Percebe-se que grande parte dos alunos, ate mesmo alguns professores não consideram o projeto viável ou como uma forma positiva de mudança. Mesmo que os alunos façam testes vocacionais com psicólogos para facilitar a escolha da Grade ideal, a preferência, gostos e decisões mudam com o tempo.
Observando conforme a citação da professora de língua portuguesa Marilda, é o fato dos jovens ainda serem imaturos para chegarem ao Ensino Médio e ter que decidir de imediato que área escolherá para se profissionalizar. A dúvida, a indecisão e a insegurança são fatores comuns aos jovens que se deparam com a pergunta: “O que devo fazer da minha vida?”.
Se o projeto continuará em vigor e poderá beneficiar os alunos a estarem melhor qualificados para o mercado de trabalho só o tempo dirá.

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