terça-feira, 10 de novembro de 2009



Internet: Um bem ou um mal?






A internet é um meio de comunicação moderno e eficaz que surgiu para facilitar nossas vidas. Hoje, temos acesso a ela em casa, escolas, Lan Houses e até pelo celular.
Mas até que ponto ela nos é benéfica?

Muitas vezes o abuso dos adolescentes pela internet está diretamente ligado à falta de supervisão dos pais, eles trocam um bom relacionamento familiar por relacionamentos virtuais, tendo comportamentos anti-sociais e gerando desgastes no convívio familiar.
O uso indevido da Internet pode gerar um comportamento compulsivo e em casos mais graves devem ser tratados como vícios semelhantes a toxina. Um jovem que utiliza a internet de forma exagerada está propenso a levar uma vida sedentária, perdendo a noção de tempo e adquirindo doenças relacionadas a má alimentação decorrente da falta de hábitos e horários que são comprometidos devido ao uso excessivo desta ferramenta de pesquisa.
Outro problema que vem preocupando principalmente os professores é a nova maneira de escrever. Formas abreviadas tomam lugar de frases escritas corretamente, e o mais preocupante é que muitos adolescentes estão usando essa mesma maneira de escrever também nas escolas, em redações e provas visto que o critério de avaliação está nas normas cultas da língua portuguesa. Os jovens não vêem mais a internet como fonte de pesquisas escolares, e sim como um local onde se encontram os trabalhos prontos bastando copiar e imprimir, comprometendo assim o conhecimento que seria adquirido através das pesquisas. Sem contar a falta de disposição para ir à escola, ler um livro ou estudar, já que grande parte do tempo é gasto conectado ao mundo virtual.

Cabe a cada um saber usufruir de maneira correta e saudável essa ferramenta de pesquisa, sem deixar que isso comprometa sua saúde e cause transtornos em sua vida social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário